‘ERRO 403’ – NOVA CRIAÇÃO DA COMPANHIA DE TEATRO DE SINTRA EM CENA NA CASA DE TEATRO DE SINTRA ATÉ 28 DE ABRIL
‘ERRO 403’, com encenação de Susana C. Gaspar, interpretação de Andre Pardal, Beatriz Oliveira, Catarina Salgueiro, Hugo Sequeira, Patrícia Susana Cairrão e Rogério Jacques, sonoplastia de Abel Arez e desenho de luz de Marco Lopes do ShowVentura, é a nova criação da Companhia de Teatro de Sintra, que parte de um texto de Nicolai Khalezin do Belarus Free Theatre.
Este espetáculo, que estreou no passado dia 11 de abril, retrata o assassinato de Alexandr Taraikovsky, um manifestante pacífico da Bielorrússia nas movimentações populares pós-eleições da Bielorrússia em 2020 que mantiveram, de forma fraudulenta, Lukashenko no poder. Alexandr foi morto com um tiro no peito por um membro da polícia de intervenção especial – a brigada Almaz – e foi o primeiro de vários manifestantes mortos pelo regime ditatorial de Lukashenko que assim optou por reprimir a voz da população. O espetáculo, contudo, é contado do ponto de vista do atirador, e não da vítima, por forma a questionar o que leva alguém a proceder assim e revelar quais os mecanismos que estão por detrás de um regime de opressão.
O Chão de Oliva escolheu levar à cena este espetáculo no ano em que se celebram os 50 anos do 25 de abril de 1974, no âmbito do ciclo de “Geografia da Resistência”, optando por abordar esta celebração pela perspetiva da resistência. Do que significou resistir, mas, sobretudo, do que significa resistir ainda hoje. Diz a direção artística da associação que “Precisamos celebrar a Liberdade, mas também estarmos atentos às suas ameaças. O que está a acontecer na Bielorrússia afeta não só o povo bielorrusso, mas também toda a sociedade e política mundiais. A opressão cresce e ganha novos territórios, até ser travada. O fascismo nunca está muito longe”.
‘ERRO 403’ tem sessões na Casa de Teatro de Sintra até 28 de abril de 5ª a sáb. às 21.30h e dom. às 16h. Os bilhetes podem ser adquiridos na TicketLine - Bilhetes para Espetáculos (https://lnkd.in/dygeErgG) ou diretamente na bilheteira da Casa de Teatro de Sintra. Os bilhetes têm um custo geral de 7,50€ e de 5€ para grupos com mais de 5 pessoas; jovens até aos 25 anos; maiores de 65 anos; profissionais e estudantes de Artes Performativas.
Fotografias de Susana Chicó